quarta-feira, 18 de junho de 2008

Curiosidade: "Aumenta número de autores de blogues na prisão"

De acordo com o relatório, citado pela BBC, o total de autores de blogues presos entre 2003 e 2007 foi de 64 pessoas, na sua maioria provenientes da China, Egipto e Irão, sendo que no ano passado o número de presos triplicou em relação a 2006.

Os autores de blogues presos escreveram sobre temas tão distintos como corrupção governamental, abusos dos direitos humanos, supressão de manifestações ou críticas políticas.


Para os autores do relatório esta tendência demonstra que a blogosfera tem uma cada vez maior importância para a política, realçando que as prisões costumam incidir sobretudo em períodos de instabilidade, como eleições ou protestos públicos.


Em média os autores de blogues enfrentam penas de 15 meses, mas há casos em que um bloguer foi condenado a oito anos de cadeia.


Apesar de contabilizar apenas 64 pessoas como vítimas daquilo que escrevem, o relatório acredita que este valor poderá ser ainda maior.


Outra das conclusões do estudo refere que não são apenas os países considerados repressivos que têm práticas deste tipo, uma vez que nos últimos quatro anos surgiram casos semelhantes no Reino Unido, França, Canadá e EUA.


Fonte: SOL

Sem comentários: