O presidente da multinacional alemã de automóveis Volkswagen, Martin Winterkorn, disse ao jornal “Bild-Zeitung” que o futuro pertence ao automóvel eléctrico, tendo em conta as normas cada vez mais exigentes sobre as emissões poluentes e o aumento dos preços dos combustíveis.
Apesar disso, a Volkswagen, que vai cooperar com a japonesa Sanyo para a produção de baterias lítio-ião, não acredita que a sociedade possa dispensar a gasolina e o gasóleo nos próximos anos. Enquanto a tecnologia não o permitir, a multinacional alemã tem como ambição fabricar um Golf que consuma entre três e quatro litros aos cem quilómetros, contra os actuais 4,3 litros da versão mais ecológica da gama, disse Winterkorn, citado pelo jornal “Le Fígaro”.
O responsável acredita que os fabricantes alemães de automóveis estão em condições de atingir o objectivo fixado pela União Europeia de 120 gramas de dióxido de carbono por quilómetro até 2015.
O jornal francês “Le Fígaro” lembra que o mercado dos automóveis está a mudar para uma versão mais “limpa” e dá como exemplo a japonesa Mitsubishi que vai fornecer baterias lítio-ião à francesa Peugeot Citroen. A Mitsubishi pretende ter no mercado veículos totalmente eléctricos até 2010.
Hoje, a Honda começou a comercialização do seu novo veículo a hidrogénio, o FCX Clarity.
Fonte: Público
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