sábado, 16 de agosto de 2008

Ex-bispo católico assume Presidência do Paraguai

Uma camisa típica paraguaia branca, com o colarinho redondo, calças cinzentas e um par novo das suas já típicas sandálias franciscanas. Foi este o traje escolhido por Fernando Lugo, de 57 anos, para a sua cerimónia de tomada de posse como Presidente do Paraguai. O ex-bispo católico recebeu do líder do Congresso uma faixa presidencial bordada pelas freiras de um convento numa localidade equatoriana em que tinha sido missionário, entre 1977 e 1982. "Sim juro, até à morte", gritou Lugo perante milhares de apoiantes em espanhol e guarani, prometendo lutar pelo povo e estabelecendo como prioritário o combate à pobreza (que afecta 40% dos paraguaios): "Recuso-me a viver num país onde algumas pessoas não dormem por medo e outras por terem fome." A reforma agrária é outro dos desafios do novo Presidente, cuja eleição pôs fim a 61 anos de domínio do Partido Colorado, num país onde 1% da população controla 77% das terras.Antes, Lugo tinha renunciado ao salário de Presidente - quatro mil dólares mensais, que serão doados aos mais carenciados. "Não me faz falta esse dinheiro que pertence aos pobres." O ex-bispo, suspenso pelo Vaticano, recebeu entretanto luz verde do Papa Bento XVI para voltar à laicidade. Caberá à sua irmã desempenhar o papel de primeira dama, quando for necessário.



______



Por outro lado o novo Presidente do Paraguai, Fernando Lugo, viaja hoje de manhã para São Pedro de Ycuamandyyu, uma das regiões mais pobres do país, na companhia dos líderes latino-americanos Evo Morales (Bolívia), Hugo Chávez (Venezuela) e Rafael Correa (Equador).


O ex-bispo católico e agora Presidente do Paraguai faz questão de mostrar aos principais líderes políticos latino-americanos a pobreza que existe no seu país.


«O Presidente Hugo Chavez faz questão de marcar presença nesta visita, para poder avaliar no terreno quais são as necessidades e os apoios que a Venezuela deverá disponibilizar ao Governo de Fernando Lugo», disse à Lusa um assessor da comitiva do Presidente venezuelano.



Sem comentários: