Uma dependência, cada vez maior, de ajudas externas e endividamento, investimento público e privado em queda e aumento da despesa corrente. São estas as três conclusões a que chega o CDS-PP, depois de uma leitura da Conta da Região de 2007.
Os 'populares' temem que, a manter-se esta situação, a economia madeirense entre em recessão. Em conferência de imprensa, Lino Abreu apontou as discrepâncias, entre os montantes orçamentados e a execução final.
Diferenças que, refere o deputado, só comprovam que o seu partido tinha razão ao classificar o Orçamento de 2007 como um "documento de ficção". O Governo Regional não conseguiu obter as receitas correntes previstas, sobretudo nos impostos directos e indirectos, onde se verificou uma diferença de 24,5% em relação ao que estava previsto.
A quebra na receita fiscal, mesmo com o aumento das cobranças coercivas, permite concluir que houve um abrandamento significativo da actividade económica, quebra do poder de compra das famílias e diminuição do investimento privado.
Lino Abreu também destaca o facto de, ano após ano, a Madeira estar cada vez mais dependente das receitas do Estado para fazer face às suas despesas correntes. "A Região, ao contrário do que prometeu o Governo, não foi capaz de reduzir a despesa corrente, pelo contrário aumentou de 71 para 110 milhões (54%)".
300 euros por madeirense
A Conta também permite concluir que cada madeirense activo terá contribuído, em 2007, com cerca de 300 euros para pagar os encargos da dívida da Região, num total de 37 milhões.
Com todas as situações negativas que constam da Conta de 2007, nomeadamente ao nível das receitas de capital, o CDS-PP compreende que o Governo não cumpra os seus compromissos correntes. "É um Governo que anda desorientado com as suas finanças", conclui.
__________
Devo dar os parabéns ao Dr. Lino Abreu, sendo que devo confessar superou as minhas espectativas, entrou na ALM recentemente e tem brilhado, pela qualidade das suas intervenções.
Espero que continue muito activo e combativo, servindo os interesses não só do CDS, mas acima de tudo dos Madeirenses, contra este poder laranja que a muito esta fora de prazo!...
Sem comentários:
Enviar um comentário