sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Crime: insegurança vai aumentar, avisa observatório

Um relatório elaborado pelo Observatório Permanente sobre a Produção, Comércio e Proliferação de Armas Ligeiras conclui que o último Verão ficou caracterizado por mais violência, aumento da frequência de acontecimentos ilícitos e maior sofisticação e poder de fogo das armas utilizadas nos crimes. Quanto ao futuro, as previsões são para um aumentar da insegurança.
Segundo a Rádio Renascença, que terá tido acesso ao referido relatório, na base de todo este problema está uma força de segurança e uma justiça «desajustadas» pela deficiente utilização dos meios que dispõem, pela organização , métodos e motivação.

No entender do Observatório, apesar dos investimentos que têm vindo a ser efectuados, as autoridades mostram não ter capacidade de antecipar situações, julgar e punir de forma rápida as manifestações de violência.


O documento revela ainda que, dentro de pouco tempo, estaremos num patamar de insegurança ainda mais elevado, com repercussões negativas sobre o dia-a-dia dos cidadãos e na sua qualidade de vida.


Face à evolução da realidade, o Observatório aproveita para pedir uma melhor utilização dos meios existentes e melhor articulação, nomeadamente, entre ministérios com competências nesta área, além de colaboração e empenho entre os poderes legislativo e judicial.


Sem comentários: