quinta-feira, 25 de setembro de 2008

«Magalhães»: Novo computador chega ao mercado a 285 euros

O novo computador portátil «Magalhães» vai começar a ser vendido ao público indiferenciado a 285 euros partir das 00:00 de sexta-feira nas lojas da Fnac dos centros comerciais Colombo (Lisboa) e NorteShopping (Matosinhos).
Os primeiros 250 clientes receberão um talão de desconto de 86 euros.
As lojas Fnac vão comercializar duas versões do «Magalhães», uma idêntica à do programa «e-escolinhas» (com a designação «Descobrir Portugal») e outra com software para iniciação à Internet e aos programas Word e Excel («60 Minutos»).
Os primeiros 3.000 «Magalhães» foram entregues terça-feira em escolas do primeiro ciclo de 16 concelhos, a preços que variam entre os zero e os 50 euros, consoante o escalão da acção social escolar de cada aluno.
Estes primeiros computadores foram distribuídos sem acesso à Internet, que é facultativo no programa «e-escolinhas», desconhecendo-se ainda os tarifários que serão praticados pelas quatro operadoras associadas ao projecto, TMN, Vodafone, Optimus e Zon.
Fonte da TMN disse à agência Lusa que «ainda não estão definidos os tarifários» que a empresa vai praticar, garantindo, contudo, que «há-de haver condições especiais» para os «Magalhães».
«O que faremos, com certeza, é que o candidato não tenha mais nenhum custo para poder ter Internet», referiu a fonte, revelando que a TMN vai oferecer o router e a placa de navegação.
Apesar de ser um computador associado a um programa do Ministério da Educação, o «Magalhães» terá impacto no mercado dos portáteis e poderá vir a criar alguns negócios paralelos.
Carlos Andrade, consultor de informática, disse à Lusa que o surgimento do «Magalhães», com muitos jogos e programas educativos e a um preço muito baixo (para os alunos do primeiro ao sexto ano), deverá causar uma redução drástica nas vendas de computadores de brincar, que têm capacidades muito limitadas.
«Estou a ver aqui um novo negócio a aparecer, com toda a gente a querer um pega personalizada», afirmou Carlos Andrade, referindo-se à possibilidade de substituir a capa e pega amovível que envolve o «Magalhães».
Gabriel Braga, funcionário da rede de lojas de informática Chip7, admitiu que o «Magalhães» venha a ser um forte concorrente dos pequenos portáteis já existentes no mercado, dado ter características superiores.
O vendedor deu como exemplo o portátil que lidera actualmente o top de vendas da Chip7, «Asus Eee PC 4GB Linux», que tem um preço promocional de 249 euros, mas a capacidade do disco (4 gigabites) é muito menor do que a do «Magalhães» (30 gigabites).


Sem comentários: