terça-feira, 29 de maio de 2007

Ainda a não eleição de Bernardo Martins

Agora mais a sério, sem teorias da conspiração ou qualquer provocação, acho que o Partido Socialista, pretendeu mesmo ver chumbada a eleição de Bernardo Martins, digo isto, porque não é possível explicar o que hoje aconteceu na Assembleia Legislativa da Madeira de outra forma.

Todos aqueles que minimamente tem acompanhado os trabalhos parlamentares ao longo dos últimos anos e tem seguido também, com alguma atenção os acontecimentos dentro do PS, percebe perfeitamente que o Deputado Bernardo Martins, não teria condições de ser eleito Vicepresidente da ALR, sabendo de antemão que faltaria o voto do seu ex-colega de bancada João Isidoro, agora eleito pelo MPT. E claro o PSD sabendo disso, faz o seu jogo, pondo na mão da Oposição a "nega" da eleição.


O PS é que de duas uma, ou deliberadamente tentou passar o nome do Bernardo, sabendo que não passaria, para depois dizer como disse, que foi o PSD quem tudo fez para que a oposição não tivesse um representante na Mesa da ALR, com a cumplicidade do MPT ou no PS a falência do bom senso e a incapacidade política de arranjar através da negociação com os restantes Partidos da Oposição, uma solução de consenso que viabilizasse um representante não só do PS, mas que também, deveria representar a restante Oposição, faltou e falhou.


Faltou também do meu ponto de vista a humildade ao PS, que julgou que ao impingir um qualquer nome a restante oposição, que sem pestanejar toda ela em bloco votaria nesse candidato, simplesmente porque não seria um "Vice" do PSD, foi um tremendo erro. Não poderia haver erro maior não só para o PS, que julga prepotentemente que mesmo maioritária no meio da Oposição não percebe que sozinhos não vão lá. E é também um erro da restante oposição que votou a favor deste candidato imposto, porque deixou-se encurralar quer pelo PS, quer pelo PSD, numa solução que a partida tudo teria para ser negociada e benéfica para todos e não só para o PS.


Na minha opinião, sem querer ou melhor dizendo querendo "entalar" o seu ex-partido e o seu ex-colega, o João Isidoro, votou bem, porque demonstrou que sem negociação o PS vale tanto quanto o MPT, o PND ou mesmo o BE, que só tem um Deputado cada um. E que a prepotência de um Partido que obteve só cerca de16% dos votos, numa Assembleia em que a Maioria é esmagadora, simplesmente é suicida e pouco inteligente e ao contrario do que pensam só tira credito a quem destas situações pretende fazer factos, facilmente desmontáveis.


Só tenho pena de que a oposição no seu todo tenha falhado uma boa oportunidade para desta vez levar a melhor ao PSD e estar como é o seu direito, também representada na Mesa do primeiro órgão da Região, portanto na Mesa da Assembleia Legislativa da Madeira.


Espero que para a próxima, o bom senso impere!


E sobre as minhas "conspirações e provocações" caros leitores repararam que os de costume, perdem sempre as estribeiras!...Foi um gozo!...


Um dia desses repito, a ver o que dá outra vez!...



Sem comentários: