quarta-feira, 9 de maio de 2007

CDS Madeira

Passados alguns dias após as eleições e depois de ter visto e ouvido aquilo que se tem dito sobre o resultado do CDS/PP, entendo também dar a minha opinião.

Rejeito em primeiro lugar, que o resultado tenha sido consequência, da alteração na liderança nacional do Partido. Nem é devido a vinda e a participação na campanha por parte do Dr. Paulo Portas e de outros dirigentes nacionais. Não acredito.


Acredito sim, que a mensagem que qualifíco de mentirosa por parte do Dr. Alberto João Jardim, que cola o CDS/PP ao PS, na questão da Lei das Finaças Regionais, tenha de facto passado.


Acredito também, que o desgaste do discurso e da imagem desta liderança, que já tem dez anos, tenha também pesado, na escolha dos eleitores.


E acima de tudo, acredito que a falta de estruturas locais do Partido, que ao longo dos anos tem vindo a desaparecer, privilegiando-se em contraponto a cultura da imagem do Líder, tenha feito também moça, em virtude da nossa mensagem não chegar a todo o lado e de não ter havido próximidade constante que permitisse esclarecer o eleitorado, de forma eficaz.


A juntar a isto penso que a escolha de determinados candidatos, foi também muito errada e prejudicou imenso o nosso resultado, veja-se o caso da Calheta.


Externamente, as razões são claras. O PSD com o seu discurso autonomista, pedindo uma maioria expressiva para castigar o PS e o eng. Sócrates, arrastou algum eleitorado nosso, que mesmo não gostando do PSD, admira o trabalho do Dr. Alberto João.


Outro efeito externo veio do PND, acredito que há pessoas que habitualmente votam CDS, que desta vez, gostando duma campanha "Jardinizada" por parte desse Partido, tenha votado no "Bixiga".


Só espero, que o Partido no seu todo, possa encontrar soluções para estancar a sangria que desde o ano 2000, se tem verificado progressivamente em todos os actos eleitorais. Espero também, que haja bom senso e que não se arranjem "bodes espiatórios" para justificar este desaire eleitoral, sendo que quem de direito assuma a sua plena responsabilidade pelos resultados. E espero que se for necessária uma passagem de testemunho, que ela seja feita de forma tranquila e que não provoque mais divisões desnecessárias.


Pela minha parte, tudo continua em aberto. Se calhar hoje com a reunião da Comissão Política, possa tomar uma decissão definitiva. Vamos ver!...

Sem comentários: