sábado, 2 de junho de 2007

Afinal era uma Farsa!: "O Grande Dador"

Bom afinal o reality show holandês The Big Donor Show (O Grande Dador), em que uma mulher deveria escolher um concorrente para doar um rim, foi uma farsa da estação de televisão BNN que teve como objectivo chamar a atenção para o problema da falta de órgãos para transplante no país.

O Público hoje conta a historia, em que a suposta doente era uma atriz, o jornal diz mais: "Queríamos chamar a atenção para as vidas deles e para os seus problemas", disse o apresentador do concurso, Patrick Lodiers.


De qualquer maneira acho que o programa é de mau gosto e sem ética, porque colocaram em suspense os três candidatos que estão mesmo na lista de espera para receber um rim, criando falsas espectativas a estes doentes.


Para mim continua a ser verdadeiro escandalo este tipo de programas!... Exploram o que de pior o ser humano tem. E inacreditável o que se faz para ganhar dinheiro!...


Ainda mais inacreditável é que o canal de TV, que colocou no ar tal programa, pretendeu com isso "comemorar" o 5º aniversário da morte do fundador do canal BNN, que morreu à espera de um órgão durante sete anos, nessa data.



4 comentários:

Anónimo disse...

Escândalo é haver pessoas morrer à fome. Com tanto problema que o mundo tem...este definitivamente é diminuto em interesse....

Roberto Rodrigues disse...

As questões ligadas com a ética para muita gente valem pouco. É verdade!..

Só se combate os grandes males do mundo, quando o respeito pelos outros seja de facto uma atitude relevante nas relações sociais.

Não acha!?...

RR

Anónimo disse...

A ética nesta situação é muito discutível. Talvez deveria ser algo mais tolerante em relação à situação. Por vezes só com "palhaçadas" é que se consegue chamar a atenção para casos graves como este. A falta de dadores na União Europeia é enorme. No caso português a situação é outra, mas infelizmente não temos os meios para colher os órgãos e conservá-los.

E não me venha falar de ética nesse tom...como se eu fosse uma dessas pessoas...Ao longo do meu curso, "ética" não é só uma palavra, mas algo demasiado que não pode ser descurado, já que irei intervir junto de pessoas com um grande sofrimento psicológico.

Mas continuando...só achei o seu post um bocado...deixe-me ver...extremado, quando há situações deverás mais importantes, como a morte real de muita gente que espera à espera de um órgão, ou morre de fome. Ou considera que esta questão televisiva mais importante?

Roberto Rodrigues disse...

De facto não olhei para a questão por esse prisma de utilizar a bricadeira para chamar a atenção, se calhar possa ser uma forma de chamar a atenção para determinadas questões, mas mesmo assim tenho algumas duvidas.

Relativamente ao tom, peço desculpa se acha que fui demasiado "duro", não foi intencional. Pretendi dizer que é a ética uma questão fundamental, quando em programas destes se põe em causa espectativas das pessoas, neste caso dos receptores de órgãos que até ao fim julgaram que poderiam receber um órgão, foi só desse ponto de vista. Não leve a questão tão a peito, porque não tem nada de pessoal consigo, não a conheço nem sei o que faz. Por isso não tenho razões para a maltratar.

E atenção o que coloquei em causa não foi a questão meramente televisiva , mas como já referencie atrás a questão das espectativas justas de quem participou e achou que no fim poderia receber o rim. E claro que acho muito importante o sufrimento humano, em especial de quem esta a beira da morte.

RR