"António Mega Ferreira demitiu-se do cargo de presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Berardo.
A carta de demissão foi divulgada hoje mas tem a data de ontem, apesar de apenas esta manhã Joe Berardo ter afirmado que Mega Ferreira deveria afastar-se do conselho.
Numa carta de renúncia com a data de ontem, Mega Ferreira sublinha que apenas se demite do cargo de presidente do Conselho de Fundadores. No mesmo texto, o actual presidente do conselho de administração do CCB faz saber que continuará a representar a instituição no conselho de administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo, em respeito pelo artigo 21º dos estatudos acordados com o Estado português.
Esta manhã, em conversa com o PUBLICO.PT no CCB, em Lisboa, Berardo sublinhou que uma das funções dos membros do conselho de fundadores é angariar novos fundadores com dinheiro para adquirir mais obras.
Segundo Berardo, ele próprio já angariou "mais de 20" personalidades.
Quanto a Mega Ferreira, o empresário disse duvidar de que tenha feito algum contacto nesse sentido. "Se ele não está satisfeito, que arranje outro lugar para trabalhar", atirou.
Na qualidade de presidente do CCB, Mega Ferreira opôs-se inicialmente à perda do espaço de exposições para que ali fosse instalado o Museu Berardo, mas depois disse que até concordava com a ideia.
Apesar das críticas à actuação de Mega Ferreira na Fundação Berardo, o coleccionador reconheceu as suas capacidades à frente do CCB e o seu contributo para a sociedade portuguesa em várias ocasiões, ao ser questionado sobre se também iria pedir a demissão de Mega Ferreira da presidência do CCB.
Ontem acabou por estalar mais um conflito entre Mega Ferreira e Joe Berardo, por causa das bandeiras do Museu Berardo que o comendador queria ver hasteadas ao lado das do CCB.
Nem a intervenção do chefe de gabinete da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, demoveu Mega Ferreira de não hastear as bamdeiras do novo museu."
Público
Berardo no seu melhor!...
Amanhã será o que?!...
Sem comentários:
Enviar um comentário