sábado, 30 de junho de 2007

Mais uma vez: o Anonimato na Blogoesfera

Nestes últimos dias o Nelio de Sousa, no seu Blog "Olho de Fogo", tem abordado novamente a questão do anonimato na Blogoesfera madeirense.

Tal como eu, outras pessoas tem também feito considerações interessantes, sobre esta temática, numa altura em que novamente aparecem novas mas conhecidas "bactérias informáticas", que aproveitando a abertura de alguns Blogs, que permitem ainda a participação de pessoas que ao abrigo do anonimato, atacam com motivações obscuras, visando claramente fragilizar todos aqueles que lutam por uma Madeira mais justa para todos, tornasse necessário a continuação da reflexão sobre esta matéria.


Ficam aqui o conjunto de textos que no Blog "Olho de Fogo", falam desta questão:







Airbus A320: Aterragem na Ilha da madeira

Boas imagens duma aterragem no Aeroporto da Madeira.

Venezuela joga novamente hoje: Boa Sorte!



Fonte: "Con o Sin Palabras"


Fonte: "Con o Sin Palabras"

Amanhã novidades neste Blog

Amanhã lançarei um novo rumo para este meu blog.

Para melhor, mudar sempre!


Estejam atentos!

Copa América: Resultados dos Primeiros jogos do Grupo C

Os resultados dos jogos do Grupo C, foram:

Paraguai 5 Colômbia 0

Argentina 4 Estados Unidos 1

Os marcadores dos golos poderão ser consultados no Site Oficial da Copa América 2007

Calendário dos Jogos da Copa América


quinta-feira, 28 de junho de 2007

Copa América: México vence ao Brasil 2-0

Para surpresa de muitos o Brasil foi derrotado 2 -0 pelo México, no segundo dia da Copa América.

Os golos mexicanos foram de Nery Castillo e de Ramón Morales.


No outro jogo Chile venceu o Equador por 3 - 2. Os golos foram de António Valencia (EQ), Humberto Suazo (CH), Cristian Benitez (EQ), Humberto Suazo (CH), Carlos Villanueva (EQ).


Hoje jogam as Selecções do Grupo C, sendo que os jogos são: Paraguai vs Colômbia as 18:35h (hora local) e Argentina vs Estados Unidos as 20:50h (hora local).


Para mais informações sobre este torneio, poderão faze-lo através do Site oficial da Copa América 2007.


quarta-feira, 27 de junho de 2007

Copa América: Venezuela vs Bolivia os golos

Cá estão os golos do jogo de ontem

Fernando Negrão baralhado

O Bruno Macedo (Conspiração as 7) e esta ééééhhh!!!??...
Merece um bom comentário seu!!!...
Olhe!... Não esqueça do "sabão e da toalha"!!!

Copa América: Resultados dos jogos de ontem

Nos dois jogos de ontém só o Perú venceu, sendo que esta vitoria permite a este País estar na liderança do Grupo A com 3 pontos, seguido por Bolívia e Venezuela ambos com 1 ponto.

Os resultados foram os seguinte:


Perú 3 - Uruguai 0


Golos de: Miguel Villalta, Juan Carlos Mariño e Paolo Guerrero.


Venezuela 2 - Bolívia 2


Golos de: Giancarlo Maldonado (VEN), Alejandro Chicero (auto-golo)(VEN), Ricardo David Paéz(VEN), Juan Carlos Arce (BOL).


Hoje jogam:


Equador vs Chile as 18h30 (hora local)


Brasil vs México as 20h45 (hora local)

terça-feira, 26 de junho de 2007

Copa América: Venezuela vs Bolívia hoje

Hoje começa a Copa América, sendo que a 42º edição deste evento tem lugar na Venezuela.

Os jogos de hoje são: Uruguai e Perú as 17h50 (hora local) e Venezuela e Bolívia as 20h50h (hora local).


Pela minha parte vou torcer pela minha selecção "Vino Tinto" (Vinho Tinto) da Venezuela, que joga em casa.


A todos aqueles que queiram acompanhar este torneio, convido-vós a estarem atentos a este Blog, visto que publicarei os resultados dos jogos e outras tantas curiosidades.


As equipas que disputam este torneio são:


Grupo A :

Venezuela
Bolívia
Uruguai
Perú


Grupo B:

Brasil
México
Chile
Equador


Grupo C:
Argentina
Estados Unidos
Paraguai
Colômbia

Ainda sobre os comentários anónimos nos Blogs, mais uma reflexão!

O José Pacheco Pereira, dinamizador do Blog "Abrupto", também emitiu a sua opinião sobre as "anormalidades" da Blogoesfera.



Deixo aqui o texto e o "link", de origem para aqueles que queiram lá ir.




"LENDO VENDO OUVINDO ÁTOMOS E BITS


Agora que os blogues começam a sentar-se no banco dos réus, o que é normal em si mesmo porque a lei não pode ficar à porta da Rede se nela se cometerem crimes, independentemente do juízo que se possa ter sobre os casos da actualidade, há uma coisa que me parece indefensável: que o autor ou autores de um blogue não sejam responsáveis pelos comentários que publicam, anónimos ou não, caso as suas caixas de comentários sejam totalmente abertas. Por isso, os blogues que acham que lá por porem uma salva de prata, ou um prato de barro, em cima de um monte de lixo, podem ser vistos apenas pela prata ou pelo barro, enganam-se. O lixo dos comentários, tantas vezes puramente calunioso, está lá, à vista de todos e não serve nenhuma liberdade, nem nenhuma opinião "anti-sistema", muito menos o "povo" ou a democracia. Bem pelo contrário, serve quase sempre o pior dos sistemas, a mesquinhice da aldeia, a claustrofobia do boato e da insinuação, o crime da calúnia. Depois não se queixem..."

JPP

PORTELA + 2

O Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, no DN-Lisboa, pública hoje um artigo de opinião, muito interessante que recomendo a todos os que por cá "viajam".

Fica aqui o endereço electrónico do artigo de opinião denominado "Portela + 2".

Nova Empresa Pública para gerir sector da Banana

"Numa visita à VII Mostra Regional da Banana, na Madalena do Mar, José Manuel Coelho disse que «a única coisa de que o secretário falou foi da criação de uma nova empresa para gerir o sector mas não falou em que situação ficarão as cooperativas».

Dadas estas circunstâncias, o socialista entende ainda que devem igualmente ser prestados esclarecimentos aos produtores de banana sobre o que vai ser feito do patromónio das cooperativas, bem como o que irá acontecer quando a União Europeia deixar de subsidiar este produto.

Trata-se, segundo destacou, de «questões pertinentes que dizem respeito aos agricultores e ao sector que merecem esclarecimento»."


Jornal da Madeira



Tal como tem sido habitual neste Autarca do PS (dos poucos que ainda prestam pelas bandas da Ponta do Sol, dentro do PS local), o José Manuel Coelho, defendeu e bem os interesses dos Agricultores produtores de Banana. Levantou questões pertinentes, que devem ser acauteladas e que ninguém até agora conseguiu explicar com clareza.


Continue é assim que se faz verdadeira oposição, sem malcriações, nem ofensas gratuitas, que por vezes acontecem por aquelas bandas. O Povo, sabe ver esses comportamentos e com certeza saberá premiar ou castigar todos aqueles que no serviço público, selam verdadeiramente pelo bem comum.




O Autor do Blog "Do Portugal Profundo", vai processar o PM

"António Balbino Caldeira, o autor do blogue Do Portugal Profundo, vai processar José Sócrates por difamação e denúncia caluniosa. A acção constitui a primeira resposta daquele professor do Instituto Politécnico de Santarém ao processo que o primeiro-ministro lhe moveu por causa das notícias que tem publicado, desde Fevereiro de 2005, acerca do percurso académico de Sócrates."
Público

Imagem do Dia



Merkel "amamenta" gémeos Kaczynski


A primeira página da revista "Wprost" está a causar polémica por mostrar uma fotomontagem com a chanceler alemã Angela Merkel a amamentar os gémeos Lech e Jaroslaw Kaczynski, respectivamente Presidente e primeiro-ministro da Polónia. O título de capa — "A madrasta da Europa" — faz referência ao acordo alcançado na semana passada em Bruxelas entre os Estados-membros, com os gémeos a abrirem mão da sua intransigência contra o sistema de votação na UE. Foto: DR.


Fonte: Público

Mega Ferreira Demitiu-se

"António Mega Ferreira demitiu-se do cargo de presidente do Conselho de Fundadores da Fundação Berardo.

A carta de demissão foi divulgada hoje mas tem a data de ontem, apesar de apenas esta manhã Joe Berardo ter afirmado que Mega Ferreira deveria afastar-se do conselho.

Numa carta de renúncia com a data de ontem, Mega Ferreira sublinha que apenas se demite do cargo de presidente do Conselho de Fundadores. No mesmo texto, o actual presidente do conselho de administração do CCB faz saber que continuará a representar a instituição no conselho de administração da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea-Colecção Berardo, em respeito pelo artigo 21º dos estatudos acordados com o Estado português.

Esta manhã, em conversa com o PUBLICO.PT no CCB, em Lisboa, Berardo sublinhou que uma das funções dos membros do conselho de fundadores é angariar novos fundadores com dinheiro para adquirir mais obras.

Segundo Berardo, ele próprio já angariou "mais de 20" personalidades.

Quanto a Mega Ferreira, o empresário disse duvidar de que tenha feito algum contacto nesse sentido. "Se ele não está satisfeito, que arranje outro lugar para trabalhar", atirou.

Na qualidade de presidente do CCB, Mega Ferreira opôs-se inicialmente à perda do espaço de exposições para que ali fosse instalado o Museu Berardo, mas depois disse que até concordava com a ideia.

Apesar das críticas à actuação de Mega Ferreira na Fundação Berardo, o coleccionador reconheceu as suas capacidades à frente do CCB e o seu contributo para a sociedade portuguesa em várias ocasiões, ao ser questionado sobre se também iria pedir a demissão de Mega Ferreira da presidência do CCB.

Ontem acabou por estalar mais um conflito entre Mega Ferreira e Joe Berardo, por causa das bandeiras do Museu Berardo que o comendador queria ver hasteadas ao lado das do CCB.

Nem a intervenção do chefe de gabinete da ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, demoveu Mega Ferreira de não hastear as bamdeiras do novo museu."


Público



Berardo no seu melhor!...

Amanhã será o que?!...

A "Jota" do PND - Madeira já tem líder

A Direcção Nacional das Novas Gerações nomeou, no último sábado, Rodrigo Henriques para liderar os jovens da Nova Democracia na Madeira.
Segundo a Nova Geração, «Rodrigo Henriques demonstra uma determinação invulgar a que já fomos habituados pelos militantes do arquipélago».

O Coordenador do Núcleo das Novas Gerações da Madeira (NG-M) terá como principal objectivo realizar a Assembleia-Geral dos militantes já em Setembro próximo.

Até lá liderará os jovens da direita na Madeira.


Jornal da Madeira



Um simples e curto comentário, o "nomeado" será que tem algumas ideias ou projectos para a juventude da Madeira? É que da notícia nada disso é referido, só sabemos que para as "Novas Gerações" (onde será que já ouvi este nome?), o Rodrigo Henriques só tem uma "invulgar determinação", só isso??... O "Bixiga" parece melhor, com mais ideias!..
E já agora um esclarecimento: "...Liderar os Jovens da Direita na Madeira"!!!..
Só podem estar a delirar como o Coelho!!!!...
Contentem-se com liderar os ditos "meninos" da nova "Direita Caviar" da Madeira eeeeee.....!

Comentário ao texto: "Momentos de Campanha"

Não sendo possível comentar directamente o texto escrito pelo "conspirador" Bruno Macedo, denominado "Momentos de Campanha", no seu blog "Conspiração às Sete", farei o comentário através deste meu blog.

Ao Bruno Macedo,


Compreendo de certa forma as suas criticas ao candidato do CDS/PP a Câmara Municipal de Lisboa, é evidente que a "cena" da mangueira seria dispensável. Mas isso, não quer dizer que o Telmo Correia e o CDS/PP, não tenham ideias para a Cidade de Lisboa.


E se tem acompanhado a campanha e o último debate a "Sete", verificou que o candidato do seu PSD, foi o que demonstrou, conhecer menos Lisboa e o candidato que apresentou as ideias mais absurdas para a Cidade. Veja as propostas de parques de estacionamento dentro da Baixa Pombalina, veja a demolição pura e simples da denominada "Zona J", e a não posição clara sobre as questões ligadas ao novo aeroporto, demonstrativas dum desconhecimento do que é a realidade da Cidade Lisboeta, por parte do Fernando Negrão.


Por outro lado é importante relembrar que o seu PSD e o seu líder Marques Mendes, também já "apadrinharam" iniciativas de limpeza, no tempo do Carmona Rodrigues na presidência da Autarquia Lisboeta, ou não se lembra? (fica aqui um "link" para notícia). Quem não se lembra ver recentemente o Ex-presidente da Câmara a retirar cartazes pela cidade fora!... acompanhado de figuras importantes do PSD-Nacional e local!?....


Portanto, acho que isto de andar a por "sabonetes e toalhinhas", nos outros não lhe ficam bem!...


Não acha!?....


PSD quer Judiciária dependente do Governo

"O PSD-Madeira acha que a Polícia Judiciária deve ter uma "dependência hierárquica, em termos de intervenção, do Governo Regional".
Foi isso que o partido fez constar de um parecer a um diploma da República sobre a nova orgânica daquela polícia.

O parecer foi dado pela Subcomissão Permanente da Assembleia Legislativa da Madeira, que se reuniu ontem de manhã.Além da dependência, o PSD entende que deve haver "uma ligação entre a PJ e os órgãos do Governo", disse o porta-voz da reunião, Paulo Fontes.

No entanto, não foram dados mais pormenores. O parecer foi aprovado por unanimidade, mas as duas sugestões do PSD tiveram os votos contra do PS, PP e PND e a abstenção do MPT.


DN-Madeira


Bom!...


Sobre isto três simples questões:


1. Para que quer o PSD se meter nisto?...Quer controlar o que? ou quem?... Será mais uma espécie de PIDE madeirense?...

2. Onde estava o PCP?, na notícia não é feita referencia ao sentido de voto dos comunistas nesta matéria. Será que faltaram? É estranho!...
3. E o voto do João Isidoro (MPT), é um voto de apoio dissimulado?...

Flexisegurança: Vale mesmo a pena?

No Jornal de Notícias é publicado hoje um estudo da Direcção-Geral do Emprego e Assuntos Sociais da Comissão Europeia em que se revela que aos "1,3% da riqueza nacional já gastos entre 1997 e 2004 com medidas passivas de emprego (subsídios), Portugal teria que juntar outros 1,6% do Produto Interno Bruto (PIB) para atingir os níveis de protecção da Dinamarca, Suécia e Holanda, os países que mais gastam com estas políticas.

Ou seja, além dos dois mil milhões de euros já gastos a apoiar quem não tem trabalho, Bruxelas soma 2,5 mil milhões, para ser possível importar para Portugal a flexissegurança.


A Comissão Europeia estima ainda que, para além do apoio aos desempregados, Portugal teria também que gastar 1,09 por cento do PIB (1,7 mil milhões de euros) em medidas activas de emprego, como a formação profissional ou os apoios à contratação.


De acordo com as contas de Bruxelas, a Grécia e a Espanha seriam os dois países com maior despesa para implementar políticas de protecção semelhantes às dos países nórdicos, 6,11 e 6,12% do PIB, respectivamente."




Se assim é, muitos de nós ficamos na duvida se este modelo de facto adaptasse ou não a nossa realidade laboral?;


De qualquer maneira deixo aquí um "link" para um artigo de opinião duma especialista nestas matérias a Dra. Teodora Cardoso, que num artigo escrito no "Jornal de Negócios On line", abordou a questão. Sendo importante também salientar, que este artigo já tinha também sido sugerido pelo Cláudio Torres, no Blog "Farpas da Madeira".


Forte de São José

Por estes dias recebi um e-mail do Sr. Renato Barros, a divulgar o "site" criado para mostrar as belezas do Forte de São José, situado na Pontinha, no Funchal.

Desde já recomendar este excelente "site" a todos aqueles que por cá passam, visto que ele pretende mostrar mais um pedaço também importante da nossa história e da qual todos devemos conhecer.


Pela minha parte em breve e com base neste mesmo "site", tentarei mostrar mais um pouco desta Maravilha Madeirense.

sexta-feira, 22 de junho de 2007

PSD aceita alteração do cálculo da reforma na função pública

No "Público On Line", vi o seguinte:

"...O PSD anunciou hoje que "não se opõe" à proposta de lei do Governo que altera a forma de cálculo da reforma dos funcionários públicos e agrava a penalização das reformas antecipadas.
A proposta de lei esteve hoje em debate na Assembleia da República e foi criticada pelos restantes partidos da oposição, da esquerda à direita..."


Afinal!...

Quem defende verdadeiramente os interesses dos trabalhadores da Função Pública??!...

Onde andam os deputados do PSD-Madeira, na AR???!... Não apoiam o PSD madeira e o seu Líder??!...

Já esqueceram que AJJ, disse que era contra a proposta de Lei do Governo da República, nestas matérias??!...

Enfim!!!... Tretas!!!!....

Tribunal de Contas dá razão ao Ministério das Finanças

No parecer, o TC considera que “a administração regional não agiu em conformidade com a lei”, tendo “aumentado o seu endividamento líquido em 119,6 milhões de euros”.
Para o Tribunal de Contas, há incumprimento porque, “desde logo, a operação de renegociação de tais encargos, com a consequente cessão de créditos para efeitos de titularização por parte de fornecedores/credores (...) em nada alterou a natureza das dívidas assumidas pela região”.

Esta questão remonta a 2005, com a operação de titularização de créditos no valor de 150 milhões de euros envolvendo dívidas da Região Autónoma a fornecedores.

Em 2006, o Ministério das Finanças analisou a operação, concluindo que a Madeira tinha realmente violado a Lei do Enquadramento Orçamental. Ao abrigo desta lei, o Ministério reteve 14,6 milhões de euros em 2006 e este ano havia já retido 10 milhões.

As Finanças preparavam-se ainda para reter outros 11 milhões de euros em 2007.

O despacho ministral indicava ainda que seriam retirados, no âmbito do Orçamento de Estado, 21 milhões de euros por ano ao Arquipélago madeirense, até perfazer os 119,6 milhões de euros do alegado incumprimento do princípio do “endividamento zero”.

A Madeira interpôs uma providência cautelar, tendo o Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal dado razão à Região, a 6 de Junho, decidindo que o Ministério das Finanças tinha de devolver os 24,6 milhões de euros congelados.

Uma decisão contrariada ontem pelo TC.


Correio da Manhã




As minhas duvidas sobre este assunto são:


1. Este foi ou não um "frete" do Dr. Oliveira Martins ao Governo de Sócrates?

2. Se isto é mesmo assim, em que ficamos?

3. Que consequências práticas deste parecer do TC?

Entrevista pedida por JCG no Tribuna: “A minha candidatura foi forjada com o objectivo de criar condições para que não aparecesse outra”

Quem passou os olhos por esta entrevista a pedido do Candidato a Líder do Partido Socialista Madeira ao Tribuna da Madeira, deve ter ficado como eu. Estupefacto!..

Vejam algumas passagens da mesma cá, mas se entretanto quiserem ler tudo poderão faze-lo através do seguinte "link".


Relativamente a possíveis comentários, não me atrevo a faze-los, a entrevista fala por si!...




“A minha candidatura foi forjada com o objectivo de criar condições para que não aparecesse outra”


"...Nesta entrevista – feita por escrito, à pedido do próprio – João Carlos Gouveia comenta de forma enigmática a falta de apoio dos dirigentes do PS/M em relação à sua candidatura. Recusa ainda a ideia de vir a ser “carne para canhão”..."


"...Tribuna - A sua candidatura foi acusada de ter beneficiado da máquina do partido e, como tal, não ter havido um clima de democracia ao nível interno. Como responde a essas críticas?

JCG - Nunca fui presidente do PS-Madeira. Nunca pertenci aos seus órgãos executivos. As minhas propostas de acesso de todos os militantes às listas do partido foram sempre derrotadas, em especial por quem agora faz tais afirmações. Não tive apoio da direcção. E recusaria se mo pretendessem dar..."


"...Tribuna - É verdade ou não que a sua candidatura teve a colaboração do funcionário que gere as listas de militantes do partido, tal como denunciou José António Cardoso?

JCG - Um absurdo. Se isso acontecesse teria vergonha de mim mesmo. A candidatura foi forjada da minha experiência no terreno, com um objectivo determinado e claro para todos: criar condições para que não aparecesse outra candidatura..."


"...Tribuna - Um dos principais problemas apontados ao PS/M é o facto de os interesses pessoais se sobreporem aos do partido, criando um clima de conflito recorrente. Concorda com essa análise? Se sim, como pretende alterar a situação?

JCG - Não. O grande problema reside na relação de cada militante e do partido no seu todo com os poderes regionais. Conhecemos muito mal o nosso adversário e fingimos desconhecer o que se passa à nossa volta: a génese e a consolidação do regime autonómico. A crise está ao nível da política e dos seus valores subjacentes. E na hierarquia de valores, o que é que vem em primeiro lugar? Por exemplo, fizemos uma boa escolha termos votado a favor de um Estatuto, em muitas matérias, ferido de inconstitucionalidades grosseiras?

Podemos ficar silenciados perante a corrupção? Podemos ficar indiferentes com os sistemáticos atropelos à lei? E a justiça? Os magistrados judiciais e os magistrados do Ministério Público têm cumprido eficazmente o seu papel? A endémica falta de meios, justifica a sua perceptível inacção na defesa da legalidade e no combate à corrupção?

Falta-nos, muitas vezes, força, convicção e coragem. O discurso único, porque controlador e totalitário, nas palavras de Agostinho Soares, conquistou toda a sociedade, todas as instituições e todos os principais órgãos de comunicação social, e não estão imunes também todos os partidos da oposição.

Este é que é o grande problema. Que espera o PS-Madeira de si próprio? Que esperam os madeirenses do PS-Madeira?..."


"... Tribuna - O que se poderá esperar da sua liderança? Será marcada pelo tom impulsivo e, por vezes, radical, que tem caracterizado o seu discurso?

JCG - Da minha liderança? Muito, muito trabalho. A alegria de cumprir bem o meu dever. Com duas certezas: os homens são seres finitos e limitados; ninguém, pela sua congénita imperfeição moral, pode construir o paraíso na terra..."


Cartoon do Dia



Mais uma vitória do CDS em benefício das Pessoas

"...O Conselho de Ministros aprovou hoje um decreto que isenta as doações entre pais e filhos e entre cônjuges de obrigatoriedade de declaração perante a administração tributária, independentemente do valor envolvido.

O ministro da Presidência, Pedro Silva Pereira, anunciou ainda que o Governo vai apresentar uma proposta no Parlamento para isentar de declaração ao fisco as doações entre irmãos, tios e sobrinhos, avós e netos, até a um montante de cinco mil euros...."

Lusa


Isto como já é do conhecimento geral deve-se ao trabalho do Grupo Parlamentar do CDS/PP, na Assembleia da República, pelo que mais uma vez o Partido esta de parabens!...


Para aqueles que queiram aprofundar a notícia fica aqui o "link" ao Blog do CDS/PP de Câmara de Lobos.


quinta-feira, 21 de junho de 2007

Mais um Escândalo: IVG, Mulheres isentas de pagamento de taxas moderadoras

"As mulheres que recorram ao Serviço Nacional de Saúde (SNS) para fazer uma Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) não vão pagar taxas moderadoras ao abrigo do regime de isenções previsto para as grávidas", revelou hoje o ministro da Saúde.

Lusa


Pois é!....

Um verdadeiro doente tem de pagar!?...
Um aborto não!?

Um escândalo!...


José Sócrates apresentou uma queixa-crime contra o blogger António Balbino Caldeira


*
*
*
*
*
*
*

O Expresso Online revelou que "José Sócrates apresentou uma queixa-crime contra o blogger António Balbino Caldeira devido ao conjunto de textos que este professor de Alcobaça escreveu" sobre o Dossier (utilização do título de engenheiro e percurso académico do primeiro-ministro).


Para todos aqueles que queiram, também acompanhar este caso no Blog do Prof. António Balbino Caldeira (Do Portugal Profundo), cá fica o "link".

A Pergunta do Dia! ????

Hoje na Antena 1 da RDP, no âmbito da audiência concedida pelo Cônsul da Venezuela ao PCP - Madeira, o jornalista no fim dessa audiência, questionou o Deputado Edgar Silva sobre se ele achava que o Presidente da Venezuela , Hugo Cháves era ou não comunista?!.

Segundo a peça, o jornalista tera ficado sem resposta!...


Por seu lado o Cônsul da Venezuela, vendo tal "atrapalhanço", do dirigente comunista, responde que "Cháves é Bolivariano"!...

E esta éhhhhh!.....
*************************************************************
Na Venezuela e não só, todos já perceberam que ser "Bolivariano" é igual a ser "Comunista", só tenho é pena que Hugo Cháves utilize de forma grosseira e irresponsável o nome de Simón Bolívar para camuflar um regime político comunista, de inspiração castrista e com isso continuar a desgraçar esse País.
Ao Sr. Cônsul da Venezuela apenas dizer, que não vale a pena tentar enganar ninguém, nem vir com campanhas de cósmetica para limpar a imagem do regime que representa, estamos devidamente esclarecidos!...
Fica pela minha parte mais uma pergunta!...
O PCP - Madeira é ou não apoiante do regime Chavista??!...
Aguardo pela resposta!...

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Uma carta dum Leitor Socialista

Hoje passei os olhos por uma "Carta do Leitor" do DN-Madeira, de mais um socialista descontente com a actual situação em que o Partido Socialista atravessa e não consegui deixar de a publicar neste blog, por uma simples razão, ela é mais uma demonstração de que aquilo que tenho escrito sobre o PS-Madeira é verdade e que no fim de contas, tenho alguma razão.

Fica aqui a Carta do Sr. Miguel Carlos:


"PS-M

Sou socialista, mas tenho que reconhecer que o meu partido está pelas "ruas da amargura". E, pelo andar da carruagem, qualquer dia seremos ultrapassados pelo PCP. Disso não tenham dúvidas. Convenhamos que é triste olhar para estas "figurinhas" que representam o Partido Socialista na Madeira.

É confrangedor o total vazio de ideias, aliada a uma inépcia atroz, que só atesta a mediocridade dos ditos. Basta um olhar mais atento à edição de hoje do Diário de Notícias (19 Junho) e às opiniões que surgem a propósito da tomada de posse do Governo Regional para perceberem do que estou a falar.

Pelo amor de Deus. Mais uma oportunidade perdida. Em vez de colocarem questões objectivas sobre as políticas do executivo, apontando soluções para o futuro da Madeira, os dirigentes do meu Partido estão mais preocupados com questiúnculas, que nada dizem respeito aos madeirenses e muito menos ao eleitorado e aos militantes do PS.

João Manuel Coelho limita-se a dizer que esperava mais de Santos Costa. Jaime Leandro, em vez de concretizar uma ou outra ideia para o desenvolvimento económico da Região, preocupa-se com o futuro de Cunha e Silva. Victor Freitas limita-se a constatar o que é óbvio e não é capaz de apontar uma linha orientadora para este mandato.

Ora digam lá que esta gente não denota uma capacidade estonteante para liderar a oposição, gerando correntes de opinião com as suas iluminadas dissertações.

De tanta coisa que havia para falar, na hora da afirmação do PS enquanto alternativa de poder, é isto o melhor que temos para dar? Francamente! Tirem-me deste filme!."

Tomada de Posse do X Governo Regional da Madeira

Ao contrario de outros que preocuparam-se em analisar factos acessórios e laterais da tomada de posse do X Governo Regional da Madeira, entendo que se há necessidade de comentar ou opinar, sobre este acto importante da vida autonómica da Região, devemos então é olhar para o discursos quer do Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira, quer do Presidente do Governo Regional.

Sobre o Discurso do Dr. Miguel Mendonça dizer que este abriu caminho ao discurso do Dr. Alberto João Jardim, quando "...considerou que as causas que ensombram este relacionamento estão «diagnosticadas, os seus factores identificados e os previsíveis efeitos económicos e sociais 'a prazo' são muito preocupantes»"...

Miguel Mendonça denunciou ter sido retomado o "...«chamado contencioso das autonomias, abrindo caminho para ser posto em causa, por alguns, precisamente o poder legislativo da região, que é o núcleo vital e central da autonomia política» da Madeira.
«Penso que será tão desejável e urgente para o reforço da unidade nacional e dos laços de solidariedade entre todos os portugueses que cessem as dissenções político-partidárias que estão na origem do presente conflito institucional»...", frisou.


E mais: O presidente do parlamento madeirense sustentou ainda não desejar "uma autonomia conflituante" mas, avisou: "também não admitimos ser subjugados a tutelas ou convertidos em moeda de troca de negócios partidários".


Acusou os órgãos de Estado de ainda fazer "tábua rasada" das competências legislativas da Madeira, acrescentando: "...ei-los, zelotas afadigados, no seu afã de cuidar saber mais o que deve ser recusado à Região do que saber o que lhe deve ser concedido..."


Miguel Mendonça concluiu afirmando que, se o Estado continuar a insistir nesta postura de desrespeito pelas especificidades legislativas das Regiões Autónomas, "...o poder central acabará por bloquear ou até absorver a própria autonomia política..."


Tudo isto, tal como afirmei anteriormente abriu caminho ao discurso do Presidente do Governo que disse:


"...Pelo que a respectiva violação, tentada por alguns órgãos do Estado depois da sua aprovação por unanimidade e aclamação na Assembleia da República, não passa de uma subversão grosseira do Estado de Direito democrático que a República deveria ser. Não passa de um autêntico »golpe de Estado« que as instituições que fazem Portugal de modo algum podem consentir..."


E mais:


"...É ilegítimo e inadmissível - disse - que, por um lado, se afecte a Unidade Nacional através de considerações impróprias e geralmente mentirosas, sobre os custos financeiros da Madeira para a Pátria comum mas, por outro lado, se negue a este território autónomo, o direito a instrumentos que nos permitam gerar mais riqueza e mais justiça social..." Abrindo com isso já a porta para uma revisão da Constituição da República em 2009, que consagre o princípio da unidade diferenciada.


Por outro lado também defendeu o seguinte: "...Deixemo-nos de brincar aos partidos e, de uma vez por todas, que se dê prioridade ao interesse nacional..."


Quase no fim um alerta!: "...Há, pois, que a Madeira estar atenta, nos próximos anos, ao que se vai passar na Europa e no mundo, devendo estar sempre preparada para, em quaisquer circunstâncias, não temer assumir as decisões que pragmaticamente se imponham..."


No fim disse Jardim terminou apontando que a única promessa que podia fazer "se resume à palavra «trabalho», pelo que fez desta, o final da sua última tomada de posse como presidente do Governo Regional da Madeira".


De tudo isto, só posso acrescentar que muito pouco de novo foi dito e nas entre linhas, esta subjacente a continuidade dum discurso muito autonomista, que vai desafiar o Governo Central, sobre as suas reais intenções sobre a Madeira e que deixa do lado do Partido Socialista a responsabilidade dum aprofundar da Autonomia. Veremos de certeza o PSD tentar empurrar o PS (e todos os outros partidos da oposição que alinharem por esse caminho), para o lado dos centralistas, quando estiverem em causa questões de litigio com o Poder Central.


Portela + 1: Uma solução que é também benéfica para a Madeira

Muito se tem escrito e falado sobre o novo Aeroporto que deverá ser construído para substituir o já saturado aeroporto da Portela.

Desde a OTA, a Margem Sul e a opção Portela + 1, muito se tem dito para defender estas opções, tendo em vista encontrar-se os chamados "custos-benefícios", destas opções para que o Governo possa decidir qual delas deve avançar, garantindo com isso que a melhor solução sera aquela que sirva os interesses de todo o País.


A esta discussão gostaria de acrescentar, uma outra variável, que se calhar já foi devidamente estudada, mas que não é conhecida do grande público e que preende-se com as ligações com as Regiões Autónomas.


Somos também parte de Portugal e temos uma palavra a dizer também sobre esta matéria. Madeirenses e Açoreanos tem legitimos interesses, sobre esta problemática.


Julgo que a Madeira e os Açores não terão grande interesse em terem um aeroporto longe dos centros de decisão e de influência do País. Julgo também que nem Madeirenses nem Açoreanos querem, ver encarecidos ainda mais os custos das deslocações a Capital. Por isso se calhar a opção Portela + 1, possa ser a resposta mais adequada a realidade do País.


Pela minha parte vou aprofundar este tema e se possível abrir com esta reflexão o debate, que possa acautelar também os nossos interesses, tão legitimos, como os interesses dos Lisboetas ou de outros habitantes residentes no Continente português.


Fica o desafio a outros bloguistas para aprofundarmos o tema!...







Digno de registo: UNESCO inscreve dois bens portugueses na «Memória do Mundo»

O luso-castelhano Tratado de Tordesilhas, o português Corpo Cronológico, o processo Mandela na África do Sul e o filme americano «O Feiticeiro de Oz» figuram entre os 38 bens do património documental inscritos este ano no registo Memória do Mundo da Unesco, anunciou hoje a organização.

De entre os 50 dossiês apresentados pelos Estados, os peritos escolheram 38 bens muito diversos.


O Tratado de Tordesilhas, assinado em 1494 entre as coroas de Portugal e de Castela, e que definia a partilha do Novo Mundo entre os dois reinos, e cujo original português se encontra no Arquivo Geral das Índias, em Sevilha, estando o castelhano também na Torre do Tombo, foi um dos inscritos no registo Memória do Mundo da Unesco, representando Portugal e Espanha.


Portugal está ainda representado com o Corpo Cronológico - uma colecção que reúne mais de 80 mil documentos em papel e pergaminho datados dos séculos XV e XVI, existente na Torre do Tombo, em Lisboa.


Os Estados Unidos foram distinguidos pelo filme «O Feiticeiro de Oz», obra-prima de Victor Fleming produzida pela Metro-Goldwyn-Mayer.


As actas do processo intentado ao líder anti-apartheid Nelson Mandela representam agora a África do Sul no registo Memória do Mundo.


De destacar são ainda os arquivos do cineasta Ingmar Bergman e os da família Alfred Nobel para a Suécia, uma colecção de Música colonial dos séculos XVI/XVII para a América Latina.


A França está representada pela tapeçaria de Bayeus, um fresco bordado com 70 metros, datado do século XI e que representa a conquista da Inglaterra em 1066 por Guilherme o Conquistador, duque da Normandia.


Criado em 1997, o registo Memória do Mundo contava até hoje com 120 bens protegidos, entre os quais se destacam a partitura original da 9ª Sinfonia de Beethoven e a Bíblia de Gutemberg, primeiro livro impresso na Europa, bem como a primeira inscrição portuguesa nesse acervo - a carta de Pêro Vaz de Caminha.


Propostas por um Comité consultivo, composto por 14 peritos internacionais, reunido este ano em Pretória (África do Sul) e validadas pela Unesco, estas inscrições no registo Memória do Mundo visam distinguir e atribuir um reconhecimento internacional de bens do património documental mundial.


LUSA

Caso "Portucale" e agora o envolvimento do PS

Tal como fiz, quando confrontado por alguns "sucialistas" (e atenção que não me refiro a socialistas dignos desse nome), que por comentários que não publiquei desafiaram-me a escrever sobre este caso e o envolvimento do CDS (diga-se de passagem que os tais comentários foram de facto no minimo, grosseiros e nojentos) e ao contrario do que estariam a espera, o abordei sem receio absolutamente nenhum, escrevendo preto no branco tudo aquilo que deveria ser escrito sobre o assunto.

Agora volto ao tema desta vez para devolver o desafio aos mesmos "sucialistas invertebrados", para que comentem este conhecido envolvimento do seu "mal amado PS".


Pela minha parte e tal como o referenciei a quando do "post" que desenvolvi sobre o envolvimento do CDS, só tomarei uma posição definitiva sobre este caso, quando em sede de julgamento seja proferida uma sentença transitada em julgado. Até lá são todos inocentes!...



Fica aqui parte da notícia do Jornal de Notícias:




"Inquérito da PJ envolve membros do Governo PS

A investigação do caso "Portucale" não se deteve só em decisões do Executivo de Santana Lopes e Paulo Portas e no eventual financiamento do CDS-PP, mas entrou, também, na órbita do actual Governo.


Três dos seus membros e um alto dirigente do PS aparecem referenciados em conversas telefónicas escutadas pela Direcção Central de Investigação da Corrupção e da Criminalidade Económica e Financeira, da Polícia Judiciária (PJ).


Mas nenhum foi constituído arguido, pelo Ministério Público, até agora.


Segundo o relatório do inquérito, já entregue ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal, o envolvimento de membros do PS no processo prende-se com o objectivo do Grupo Espírito Santo (GES) de dar seguimento, após as eleições legislativas de 20 de Fevereiro de 2005, ao empreendimento turístico Portucale, em Benavente, e a outros projectos já viabilizados pelo Governo de Santana Lopes.


O despacho que declarou a "utilidade pública" do projecto "Portucale", autorizando o abate de 2605 sobreiros, foi assinado pelos ex-ministros Costa Neves (Agricultura), Nobre Guedes (Ambiente) e Telmo Correia (Turismo), a quatro dias das eleições.


E, de facto, o Governo de José Sócrates revogou esse despacho, mas já não conseguiu impedir o GES de cortar cerca de mil sobreiros e iniciar a construção do "Portucale".


Continuaram com luz verde outros projectos contestados por ambientalistas, nomeadamente na Herdade da Comporta e Mata de Sesimbra.


Numa escuta telefónica de Abril de 2005, a PJ ouve o arguido e administrador do GES José Manuel de Sousa, à saída de uma reunião com um alto membro do actual Governo, comunicar a outro "peso pesado" do grupo que está tudo sob controlo, apesar da aparente incomodidade que vinha revelando um governante de uma outra pasta..."

terça-feira, 19 de junho de 2007

Foto do Dia

*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
*
Activistas dos direitos dos animais, vestidos de bikini e com a cara pintada, fecham-se numa jaula num protesto contra os aviários industriais, em Bruxelas.

Fonte: Sol /Reuters

Planos Directores Municipais

"Os Planos Directores Municipais (PDM) estabelecem o modelo de estrutura espacial do território municipal, constituindo uma síntese da estratégia de desenvolvimento e ordenamento local prosseguida, integrando as opções de âmbito nacional e regional, com incidência na respectiva área de intervenção."

MEI/TP



De facto este conceito com o qual concordo e que em resumo diz que os PDM's são meros instrumentos que definem a política de gestão territorial do território municipal, de cada Concelho, tendo como objectivo fundamental agrupar mecanismos que potenciem o desenvolvimento equilibrado dos municípios, não podem nem devem ser vistos como documentos castradores e limitadores do já referido desenvolvimento, como alguns maldosamente tentam fazer passar.


O planeamento não pode nem deve ser visto, como arma de ataque político, porque esta utilização abusiva, fomenta do meu ponto de vista, uma visão do instrumento pouco audaz, que castra ou retarda o desenvolvimento dos territórios municipais, em espécial numa fase em que na Madeira praticamente os PDM's estão a ser revistos, visto que o receio e o medo de dar mais capacidades construtivas é visto como permissão de entrada aos denominados "Patos bravos". Esta estratégia poderá condicionar os novos planos em elaboração, sendo que novamente o receio e o medo, possam condicionar a abertura que estes instrumentos devem ter, ainda por cima numa terra em que a experiência em planeamento é reduzida.


Esta ideia errada utilizada por alguns políticos e outros pseúdo-políticos, que no seguimento de estratégias de assalto ao poder, tentam condicionar toda e qualquer espécie de reflexão que permita acabar com normas ambíguas e potenciadoras de abusos de poder, que como se tem visto tem por base planos mal elaborados, manhosos, que foram feitos de forma a dar diversas interpretações, metendo normas que não são de PDM's, mas de outros planos (urbanização e de pormenor), que originaram brutais ataques a paisagem, pondo em causa o nosso produto turístico, actividade importantissima para o futuro desta Região, entre outras consequências.


Temos é de permitir que os Planos sejam abertos e claros nas suas regras. Os PDM's devem ser simplesmente PDM's e não mais do que isso, deixando que no seu momento próprio apareçam outros Planos, mais específicos a realidades muito próprias a que os ditos instrumentos dão melhores respostas. Temos de acabar com os "Três e um" (PDM+PU+PP), que tem sido o conjunto de PDM's existentes e que todos querem rapidamente abandonar.


Temos é que acabar com o "tabu", das construções em altura, que hoje é tão atacada e que por este mundo fora tem servido para resolver problemas importantes de crescimento dos territórios, mais equilibrada, do que as opções muito usuais entre nós de permitir a construção de "bolos amorfos", que ocupam muitos metros quadrados, que no meu ponto de vista, são mais agressivos em termos visuais do que os prédios em altura.


Permitir, melhores planos, regras mais claras e acima de tudo permitir um outro módelo de sustentabilidade do território a planejar, deve ser o caminho a seguir por quem responsavelmente quer ser poder algum dia nesta terra.


Tudo o resto acreditem, só hipoteca o futuro da Madeira e só serve para no imediato fazer chicana política estéril, a que o Povo pouco liga. O passado recente assim o diz.


Deixem os técnicos trabalhar, ao seu tempo então façam-se as recomendações e as devidas críticas. Até lá especular só prejudica a Madeira.







segunda-feira, 18 de junho de 2007

Trabalho Autárquico com resultados

Tenho de vós confessar que hoje estou muito satisfeito, com um fax que recebi da Presidência da Câmara Municipal de Câmara de Lobos, em resposta a um requerimento que fiz, no sentido da Autarquia através do seu Presidente, fornecer as explicações necessárias, relativas ao derrame duma linha importante de esgoto do Concelho, que a muitas semanas vertia para uma linha de água, importante para a rega de terrenos agrícolas, num local onde a actividade agricola tem uma importância vital, para as populações residentes, no Caminho do Terço, no Sítio da Caldeira , na Freguesia de Cª de Lobos.

A satisfacção que fica de ver que conseguimos ajudar as pessoas é sempre reconfortante e nos anima a continuar.


Para quem quiser saber mais sobre este assunto, fica o convite para visitarem o Blog do CDS/PP de Câmara de Lobos.

Ilhas Selvagens: Iniciativa do Deputado Pedro Quartin Graça

O Deputado na Assembleia da República e também blogista, Pedro Quartin Graça, assíduo visitante deste blog, teve a amabilidade de enviar-me por "e-mail" o requerimento que entregou ao Presidente da Assembleia da República, no sentido de serem apuradas por quem de direito as razões para os voos, de aparelhos espanhois, sobre as nossas Ilhas Selvagens.

Fica cá o teor do "e-mail" com o referido requerimento.


Aos que ficam normalmente admirados com a publicação destas coisas, apenas dizer que o faço porque acima dos Partidos, está a Madeira e qualquer iniciativa seja de quem for que venha na defesa dos interesses regionais, devem ser sempre apoiadas.


Por isso um abraço e obrigado pela atenção Pedro!...





"Meu Caro Roberto,

Junto tenho o gosto de lhe enviar cópia do requerimento que hoje mesmo fiz chegar a Sua Excelência o Presidente da Assembleia da República a propósito do incidente ocorrido nas Ilhas Selvagens, facto este que já motivou também a publicação de uma notícia no jornal "Correio da Manhã" de hoje e duas peças exibidas no Jornal Nacional da TVI.

Um abraço do

Pedro Quartin Graça

____________________________



Eis o teor do requerimento apresentado:


A Sua Excelência o Senhor Presidente da Assembleia da República


REQUERIMENTO


1. Foi publicado no dia 17 de Junho de 2007, como manchete, na capa do Diário de Notícias do Funchal, publicado na Região Autónoma da Madeira, a notícia intitulada “Espanhóis em voo rasante criam 'guerra' nas Selvagens”, notícia esta da autoria do jornalista Miguel Torres Cunha.


2. A referida notícia reporta-se ao alegado sobrevoo por parte de um avião supostamente pertencente à Força Aérea de Espanha do território português das Ilhas Selvagens, precisamente, aliás, numa altura em que milhares de aves - mais de 60 mil aves - cagarras, alma-negra e roque-de-castro, sobretudo e outras aves marinhas -, se encontram naquelas ilhas para nidificar.


3. O alegado sobrevoo por parte de um avião militar espanhol de grande porte, cuja data efectiva o ora requerente não logrou identificar mas que terá sucedido na passada semana, efectuou um voo rasante numa área protegida, reserva integral portuguesa sendo que, todavia, e dado o melindre diplomático da referida situação, o mesmo não foi clara e cabalmente explicitado ao referido jornalista pelo Comandante da Zona Marítima da Madeira e capitão do Porto do Funchal bem como pelo Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região.


4. Ainda assim, foi possível saber que o referido sobrevoo teve mesmo lugar, na sequência, aliás, das dezenas de incidentes de tipo diverso que têm ocorrido nas referidas ilhas, sempre envolvendo ou aviões militares ou pescadores furtivos com proveniência de Espanha e, mais concretamente, do território canário.


5. Como foi deixado bem claro pelo Senhor Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autónoma da Madeira, um incidente desta natureza extravasa o âmbito de competência do Governo Regional, já que, por se tratar de uma questão de soberania que envolve relações entre dois Estados, o mesma é da clara da competência do Governo da República.


6. Cabe assim ao Estado cumprir as suas obrigações em sede de salvaguarda da soberania nacional sobre a totalidade do território português, no qual as Ilhas Selvagens claramente se incluem. Nesta medida, cabe ao Governo da República cumprir as suas obrigações, quer dando instruções à Força Aérea e à Marinha, em sede de fiscalização do espaço aéreo e marítimo nacional, quer utilizando todas as vias diplomáticas adequadas no sentido de salvaguardar a integridade do nosso território.


7. Recorde-se que o sobrevoo das ilhas Selvagens está interdito por força da sua qualificação como Reserva Integral, admitindo-se em casos excepcionais uma aproximação que não permite, contudo, um sobrevoo a uma altitude inferior a 2.000 pés em zonas (cerca de 600 metros), limites que a aeronave espanhola terá alegadamente violado.


8. Sendo o conflito entre Portugal e Espanha no que se refere às Ilhas Selvagens já antigo e incluindo o mesmo historial diversos incidentes a envolver infracções várias por parte de cidadãos e de militares residentes ou destacados nas Canárias, neste se incluindo pelo menos uma aterragem de helicóptero militar, voos de carácter ofensivo por parte da Força Aérea de Espanha, agressão a vigilantes do Parque Natural por pescadores das Canárias, pesca furtiva, para além de desembarque para caça de aves marinhas ou mesmo desembarque de lanchas rápidas com pescadores furtivos, que chegaram a ameaçar com armas os vigilantes, importa que o Governo português, face a este último incidente que reputamos de enorme gravidade, encare os diversos incidentes ocorridos nas Ilhas Selvagens, e este em concreto, de forma frontal e aja no sentido da total salvaguarda dos interesses nacionais.


Nestes termos,Vem o Deputado abaixo-assinado ora requerer aos Senhores MINISTRO DA DEFESA NACIONAL e MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS, ao abrigo das disposições aplicáveis da Constituição da República Portuguesa e do Regimento da Assembleia da República, que lhe seja prestada integral informação sobre:


1. Têm esses Ministérios conhecimento oficial ou oficioso da existência do incidente supra descrito e que envolveu o sobrevoo das Ilhas Selvagens por parte de um avião militar estrangeiro, alegadamente espanhol?


2. Em caso afirmativo quando e em que circunstâncias é que o mesmo ocorreu e qual a rigorosa identificação da origem, destino e objectivos do avião em causa?

3. Foi o referido avião detectado pelos meios de vigilância – radar existentes na Região? Em caso afirmativo, que meios aéreos foram mobilizados para pôr cobro ao referido sobrevoo ou identificar a nacionalidade do aparelho? Com que resultados?


4. Foi estabelecido qualquer contacto oficial entre as autoridades portugueses e as autoridades espanholas relativo ao incidente em causa, no caso do mesmo ter envolvido um avião militar espanhol?


5. Na mesma linha de raciocínio, foram desencadeadas quaisquer iniciativas diplomáticas, quer junto da Embaixada de Espanha em Lisboa, quer junto do Governo de Espanha relativas ao incidente? Em caso afirmativo, que diligências foram tomadas e que respostas foram dadas pelo Governo de Espanha?


6. Que medidas irá o Governo português desencadear no sentido de obstar que violações do território nacional, em concreto do espaço aéreo e marítimo das Ilhas Selvagens venham, de novo, a ocorrer no futuro?Assembleia da República, 18 de Junho de 2007


Assembleia da República, 18 de Junho de 2007


O DEPUTADO

PEDRO QUARTIN GRAÇA

As minhas criticas e opiniões sobre o PS-Madeira

Tenho em "off" sido alvo de algumas criticas, relativamente aos meus últimos "Posts" relacionados com o Partido Socialista - Madeira e alguns dos seus dirigentes.

Por isso acho importante, fazer um esclarecimento a "navegação".


Ainda o direito a opinião existe, não esta vedada a ninguém e por isso não vou deixar de exprimir o que penso sobre qualquer tema. Gostem ou não!...


Não tenho nada contra ninguém que ocupe cargos de relevo no PS-Madeira, nem sou fundamentalista ao ponto de criar ódios sem sentido contra essa instituição e seus dirigentes.


Respeito e muito, dirigentes e ex-dirigentes do PS-M, que pela sua verticalidade, souberam por em causa o Governo de Jardim. Homens e Mulheres que embora não sendo da minha área política, souberam fazer verdadeira oposição ao PSD-Madeira, numa altura em que pela Madeira toda sopravam ventos de mudança e que hoje já não existem e pelo que me parece, não voltará tão cedo.


Por outro lado tenho alguns amigos socialistas, muitos deles descontentes com a actual situação do PS, sendo que de certa forma tenho sido uma espécie de "porta-vóz" desse descontentamento, não porque me tenham feito pedidos para falar do assunto, mais sim porque entendo que o PS, tem também um papel fundamental na democracia madeirense e na afirmação da nossa Autónomia.


Combater o PSD-M, passa também por termos oposição forte e credível e este PS não o tem sido. E é isso que crítico.


Não podemos esquecer que por culpa do PS de Jacinto Serrão e de Vítor Freitas com as suas catastróficas opções políticas, que a oposição no seu conjunto foi esmagada pelo PSD-M, nestas últimas eleições.


Foi este PS, que deu de mão beijada esta vitória retumbante sobre toda a oposição e permitiu a entrada de partidos e de políticos sem credibilidade, que como se verá apodrecerão ainda mais o nosso regime político, fazendo com isso que as pessoas acreditem cada vez menos na política e nos políticos, favorecendo com isso a continuidade desta maioria, que respeita cada vez menos a oposição.


Espero ter sido claro!...


Caso "Portucale" e o envolvimento do CDS

Nestes dias uns "anónimos", tem questionado de forma menos "ortodoxa" o porque de neste blog, não se ter feito nenhuma referência ao caso "Portucale", que supostamente envolve pessoas do CDS/PP, num suposto financiamento ilícito do Partido, em troca de favores ao Grupo Espírito Santo, no tempo do Governo PSD-CDS/PP.

Para acalmar estes "senhores", que julgam que não teria coragem de referir o assunto, neste Blog, cá fica em primeiro lugar um apanhado do que a comunicação social escreveu sobre isto e posteriormente a resposta do actual líder do CDS, em resposta a esta questão.


Espero que os ansiosos por condenações, saibam esperar pelo fim do processo de investigação e do respectivo julgamento, para então se apurar as verdadeiras dimensões deste suposto ilícito ou crime, sendo que nessa altura doa a quem doer, farei a minha analise.


"...Notícias publicadas nas edições de hoje do Jornal de Notícias e do Expresso referem que, segundo as investigações da Polícia Judiciária ao «Caso Portucale», terão sido usados milhares de nomes fictícios para justificar a entrada de um milhão de euros nas contas do partido em 2004, alegadamente doados pelo Grupo Espírito Santo.


«O Caso Portucale devia estar em segredo de justiça», numa altura em que é esperada a decisão do Ministério Público que pode optar por arquivar o processo ou avançar para a constituição de arguidos, referiu o administrador-delegado da ES Resources.


Fernando Martorell especificou que o projecto está em desenvolvimento, tendo o alvará em vigor, com a instalação das infraestruturas, como os esgotos.


O empreendimento Portucale, num investimento total de 30 milhões de euros, inclui dois campos de golfe, já a funcionar, e residências turísticas, em Benavente.


«Respeitamos escrupulosamente as regras definidas, como o despacho do actual ministro da Agricultura [Jaime Silva], de há dois anos, impedindo o corte de sobreiros», fez questão de salientar o responsável do grupo Espírito Santo.


O Jornal de Notícias noticia hoje que os comprovativos de quatro mil donativos obtidos em Dezembro de 2004 só foram passados em finais de Janeiro de 2005 e que a maioria dos nomes que surgem nos mesmos - preenchidos nos meses seguintes por dois funcionários do CDS que estão entre os 14 arguidos no inquérito-crime «Portucale» - não permitiram à PJ identificar os alegados doadores.


Além de os nomes suspeitos de não serem verdadeiros - citando, como exemplo, Jacinto Leite Capelo Rego -, o jornal acrescenta que a maioria dos recibos não tem escrito qualquer número de contribuinte, «inviabilizando o apuramento da identidade dos mecenas», e que a PJ suspeita que a verba de um milhão de euros seja uma contrapartida do GES ao despacho com que três ministros do governo anterior - Costa Neves (PSD), Nobre Guedes e Telmo Correia (CDS) viabilizaram o empreendimento «Portucale», a quatro dias das eleições legislativas de 20 de Fevereiro de 2005.


O Expresso aborda também o assunto, afirmando que o CDS/PP terá falsificado nomes nos recibos do partido para justificar a entrada de verbas do GES no partido.


O relatório da investigação do caso «Portucale» - que surgiu do despacho que declarou a utilidade pública de um grande empreendimento turístico do GES, em Benavente, e autorizou o abate de 2.605 sobreiros - foi remetido há uma semana ao Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP)..."


Diário Digital



A reacção oficial do CDS/PP, através do seu Presidente Dr. Paulo Portas foi a seguinte:


"...afirmando que o partido cumpriu a lei do financiamento partidário em vigor em 2004, atribuindo a uma campanha de «intimidação» as notícias de alegadas irregularidades nos donativos..."


"O que recebemos depositámos, o que depositámos passámos recibos, estamos tranquilos nessa matéria. Nem sei se todos podem dizer o mesmo".