quarta-feira, 16 de julho de 2008

Ainda o Estudo da Docente da UMa

Em anterior "post", fiz eco do estudo da Dra. Liliana Rodrigues, autora da tese de doutoramento sobre 'A Integração escolar dos alunos do ensino profissional II nas escolas públicas da Região Autónoma da Madeira', que foi dado a conhecer através duma notícia do DN-Madeira, que como se sabe foi qualificado pelo Governo Regional como um trabalho que "escandaliza pelo absurdo e incompetência das conclusões", acrescentando que o mesmo é "Das duas uma, ou se trata de um arranjo político sob cobertura universitária, e cabe às autoridades académicas reagir, ou estamos perante a constatação da mediocridade também ao nível da Universidade, o que permite a dúvida legítima sobre o para que serve e sobre o que se anda a fazer com o dinheiro dos portugueses."

A este comunicado, o reitor da UMa, reage dizendo que não tinha conhecimento suficiente do estudo, mas salientou que se ele foi "aprovado num doutoramento, em princípio, deve haver qualquer mal-entendido na transmissão pública que foi feita aos dados".


A isto tudo a responsável pelo Estudo referiu o seguinte hoje no DN-Madeira:


"...Vê com preocupação a "ligeireza" com que o secretário regional de Educação "refere que metade dos alunos terminam o 12º ano", sublinhando que, "se calhar, este facto deveria ser motivo da sua reflexão"..."


"..."os estudos são infantis quando se faz uma leitura superficial, por incapacidade de trabalhar com os outros" e "de ouvir os outros." A investigadora afirma que "é relativamente fácil deturpar números quando esses números não estão enquadrados nem justificados num trabalho que tem cerca de 650 páginas". Acrescenta que "os 114 mil casos são dados brutos de casos possíveis de inscrições em todos os níveis e modalidades de ensino secundário durante o período de 1997 a 2004" e sublinha que em questão não está "um trabalho estatístico". Ainda assim, refere, tendo por fonte o Instituto Nacional de Estatística, que "é do conhecimento público que os jovens na RAM representam 9% da população residente"..."


"..."O que o meu estudo revela é que apenas 51% dos jovens se matricularam nas escolas (públicas e privadas) secundárias da Madeira e que, desses 51%, apenas 58% terminaram com sucesso o ensino secundário", diz Liliana Rodrigues, apontando como fonte a Direcção Regional de Planeamento e Recursos Educativos..."


Assim sendo e porque não tenho obrigação nenhuma de ir a procura de dados para confrontar este estudo, para mim ainda o Governo Regional não demonstrou matematicamente que este Estudo esta errado. Pelo que continuarei aguardar por esses dados, mas até lá, a minha primeira apreciação continua a ser a mesma.


Sei que o também bloguista Ilidio Sousa do Blog "Paralelo - 32", que em comentários que por cá deixou também não concorda com o Estudo em apreço, tendo feito umas contas muito interessantes para justificar a sua opinião, mas que também demonstram que a situação é preocupante. Alias acho por demais evidente e que qualquer madeirense, que se importe minimamente com o que por cá se passa, percebe que há muitos jovens que não concluem o ensino secundário e que esta situação será no mínimo dramática num futuro próximo para a Madeira.


Por cá e mais uma vez veremos o que este assunto vai dar!!!....




1 comentário:

Anónimo disse...

Se 114 mil não se inscreveram ou desitiram e esses são 71%. O total de jovens que entre 1997 e 2004 tinham idade para concluir o Secundário seriam 162 mil...
Não acham estranhos os números face aos 240 mil habitantes da Madeira e ao facto do préprio estudo indicar na página 423 haver (segundo o INE) 21.442 jovens dos 15 aos 20 anos?
Tá tudo cego?
E porque será que ninguém veio ainda a terreiro defender os números como bons?
E que vão preferindo uma vitimização da instituição e repectivos académicos?
A SREC contestou os números.
Os números é que colocam em causa quem os produziu, (não) orientou, publico, comentou, avaliou e avalizou.